HISTÓRICO

Em dezembro de 2006, o espetáculo Imagens de Ópera faz uma pré-estréia, como convidado para inaugurar o piano do Teatro da UBRO, marcando o início da parceria do duo Alicia Cupani e Eugênio Menegaz com a diretora Sulanger Bavaresco. No ano seguinte, em 27 de julho de 2007, dá-se a estréia oficial e breve temporada no Teatro Álvaro de Carvalho. Também nesse ano, Imagens de Ópera é espetáculo convidado para a Semana de Aniversário de 132 anos do Teatro Álvaro de Carvalho. Dado o sucesso de crítica e público o espetáculo foi reapresentado diversas vezes em Florianópolis, merecendo o Premio Franklin Cascaes de Cultura na Categoria Música Erudita, em 2009, concedido pela Fundação Cultural / Prefeitura de Florianópolis.


Foto: Prêmio Franklin Cascaes de Cultura 2009 - Espetáculo Imagens de Ópera


Imagens de Ópera realiza temporada no Teatro do SESC Florianópolis, em agosto de 2011, e no mesmo ano integra a programação da Maratona Cultural de Florianópolis / Teatro da UBRO. A repercussão dessas apresentações culminou com o convite para integrar o Circuito Rede SESC de Teatros, com Turnée por 6 cidades catarinenses em 2012  (Chapecó, Lages, Criciúma, Jaraguá do Sul, Joinville, Florianópolis). Ainda no mesmo ano, é selecionado para a primeira edição do Projeto TAC 7:30 - Fundação Catarinense de Cultura.

No ano seguinte, 2013, Imagens de Ópera é espetáculo convidado para a Abertura da Semana de Cultura do Departamento Artístico Cultural da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), com duas récitas no Teatro da UFSC

Alinhado com o expressivo movimento teatral da cidade, em 2014 Imagens de Ópera integra a Invasão Teatral - Mostra Cênica de Desterro, com duas récitas no Teatro Ademir Rosa / CIC.

Nos anos seguintes, a parceria formada neste espetáculo fortaleceu a ideia de criar espaços para divulgação da arte lírica, e o grupo dedicou-se a novos projetos como montagens reduzidas das óperas La Traviata (Verdi) e Romeo et Juliette (Gounod), entre outros. 

Imagens de Ópera segue como projeto permanente no repertório do grupo, uma porta de entrada para o universo lírico, com seu potencial formador de platéias, retornando aos palcos em 2017, no projeto Estação Cultural, no Teatro Marajoara em Lages/ SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário